Justiça anula demissão por justa causa de funcionário que tomou refrigerantes vencidos das Lojas Americanas
- Pedro Emerenciano
.jpeg/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- 8 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

No centro de uma polêmica trabalhista, um funcionário das Lojas Americanas foi demitido por justa causa após reduzir o preço de refrigerantes vencidos para evitar o descarte dos produtos.
Entretanto, a 38ª Vara do Trabalho de São Paulo anulou a demissão, destacando a falta de dano à empresa e a ausência de preocupação com a saúde dos empregados.
O caso teve início quando um operador da rede varejista percebeu que um lote de refrigerantes estava vencido. Para evitar o descarte, ele reduziu o preço das latas no sistema da empresa e vendeu-as a um colega de trabalho, consumindo posteriormente as bebidas.
O episódio levou à demissão do funcionário por justa causa, sob alegação de prejuízo financeiro à empresa. No entanto, o juiz Eduardo Rockenbach Pires, responsável pelo caso, contestou a justificativa da empresa.
Em sua decisão, ele ressaltou que a ação do funcionário não causou dano material à Lojas Americanas, uma vez que os produtos vencidos deveriam ter sido descartados.
Além disso, o magistrado destacou a falta de preocupação da empresa com a saúde dos empregados que consumiram os produtos impróprios.
"A empresa se preocupou com a 'perda financeira' decorrente da venda de produtos abaixo da margem de lucro, mas não demonstrou preocupação com a saúde dos empregados", afirmou Rockenbach.
Ele ainda enfatizou a gravidade da demissão por justa causa, ressaltando que deve ser acionada apenas em casos extremos e sem dúvidas sobre a impossibilidade de manter o vínculo empregatício.
Diante da decisão judicial, a Lojas Americanas foi condenada a pagar todas as verbas rescisórias ao funcionário demitido, além de uma indenização por danos morais no valor de R$ 9 mil. O magistrado considerou que a acusação da empresa violou a honra objetiva e subjetiva do trabalhador.
📱Faça parte do nosso canal no WhatsApp, ou faça contato direto




Comentários